Após arrasar a Coreia do Sul por 3 sets a 0, com parciais de 25/16, 25/12 e 25/15, na tarde desta sexta-feira, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, as meninas da Seleção Brasileira de vôlei comemoraram muito a vitória assistida de perto pela torcida tupiniquim. No entanto, elas querem “virar a chave” e focar no jogo contra a Rússia, neste sábado, às 9h50, para ampliar a vantagem na liderança do grupo de elite do Grand Prix.
A central Thaísa, que foi bem no bloqueio, marcando oito pontos nesse fundamento, ressaltou a concentração do time brasileiro antes e durante a partida e quer a mesma postura diante das russas: “Entramos em quadra concentradas e esperando um jogo muito difícil. Não deixamos elas jogarem e sacamos muito bem. Acredito que o bom desempenho do nosso saque foi o segredo para o resultado. Agora, já temos que pensar na Rússia e já adianto que o nosso saque e o bloqueio serão fundamentais”.
O técnico José Roberto Guimarães gostou da atuação de suas comandadas principalmente por conta do saque e bloqueio, mas avisou que o jogo diante da Rússia será “completamente diferente”: “Foi melhor do que esperava. O saque funcionou e cometemos poucos erros. A defesa também foi bem e não caíram bolas fáceis. Essa diferença de estilos que vamos encontrar aqui vai ser bom em todos os sentidos. Amanhã, será uma partida completamente diferente. O jogo da Rússia se baseia nas ponteiras e na oposto”.
O treinador ainda falou sobre a importância de vencer as adversárias que bateram o Brasil por 3 sets a 0, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012: “Essa vitória foi muito importante. Depois do 3 a 0 que tomamos em Londres, jogar contra elas de novo foi extremamente importante. E também a forma como o time se comportou. O bloqueio e a defesa com atenção acima do normal. Felizmente nosso time jogou bem e merecemos a vitória. E já pensamos em alguma coisa contra a Rússia também”, falou em entrevista à Rede Globo, após a partida.
Já a bicampeã olímpica e maior pontuadora do jogo, com 15 acertos, a ponteira Fernanda Garay festejou a vitória em território brasileiro: “Fiquei muito feliz pela atuação do nosso bloqueio. Acredito que cada jogo é uma situação diferente. Hoje, conseguimos impor o nosso ritmo desde o começo e não demos chances para a Coreia.O carinho do torcedor brasileiro é muito positivo”.
O Brasil lidera o grupo principal do Grand Prix, com 12 pontos, quatro vitórias em quatro jogos e apenas um set pertido. Após enfrentar a Rússia neste sábado, a Seleção Brasileira encerra a segunda etapa da competição contra os Estados Unidos, neste domingo, também às 9h50.
No Grand Prix, 12 seleções disputam a fase classificatória. Serão formados três grupos com quatro times a cada semana. No fim desta etapa, as quatro melhores campanhas avançarão à Fase Final, que contará com o Japão – país sede – e o vencedor dos grupos J a O, que são integrados por Argentina, Bélgica, Canadá, Cuba, Holanda, Polônia, Peru e Porto Rico.