A Seleção Brasileira de Rúgbi não teve sorte e perdeu sua segunda partida nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara-2011. Depois de cair na estreia ante o Canadá por 45 a 0, eles enfrentaram o Uruguai e precisavam vencer para brigar pelo bronze. No entanto, foram novamente derrotados, desta vez por 7 a 0, e não tem mais chance de medalhas.
O Brasil até começou bem o jogo, mas foi rapidamente surpreendido por uma boa campanha ofensiva uruguaia, que deu o try para o Uruguai em 7 a 0. O tento não chegou a desanimar os brasileiros, que se reestruturaram e avançaram ao campo de ataque dos adversários, perdendo uma chance clara de empatar o jogo no final do primeiro tempo.
Na segunda etapa, os brasileiros seguiram atacando em busca do seu primeiro try nos Jogos Pan-americanos. No entanto, esbarraram na forte defesa uruguaia e, mesmo sendo melhores que os adversários no segundo tempo, não conseguiram pontuar e foram derrotados pelo placar do primeiro tempo.
Agora, o Brasil não tem mais chances de conquistar uma medalha em Guadalajara, mas a competição ainda havia acabado. A equipe enfrentaria o Chile na briga pelo quinto lugar – e pelo primeiro try do Pan-americano do México. O segundo objetivo foi obtido, mas os chilenos viraram o placar no final do jogo para 19 a 14. Agora, os brasileiros brigarão pelo sétimo lugar.
O resultado, então, manteve o Brasil com 58 medalhas de bronze. Com o título de Solonei Silva na maratona, a delegação chegou à 48ª medalha de ouro, mas confirma o terceiro lugar no quadro geral de medalhas (140 pódios no total). Cuba, segunda colocada, tem 58 ouros (136 no total), e os Estados Unidos aparecem na liderança com 92 ouros (234 no total), até então.