Menu
Mais Esportes

Seleção de polo definida para Medellín

Arquivo Geral

01/03/2010 10h46

A seleção brasileira de pólo aquático masculino está definida para os Jogos Desportivos Sul-Americanos, em março, na colombiana Medellín. Neste domingo, 28/02, na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro, os jogadores foram apresentados ao novo “auxiliar-técnico” da equipe. Trata-se do software suíço de biomecânica ‘Dartfish’, que ajudará o técnico Bárbaro Diaz e o assistente Paulo Rogério Rocha no treinamento do grupo.

O programa, tema de matéria de capa do jornal New York Times há duas semanas, é usado pelas principais equipes do mundo e está em plena ação nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Vancouver, no Canadá. O equipamento capta imagens com alta precisão, o que possibilita análises táticas e um tratamento estatístico das ações de jogo. O Dartfish auxilia nas mais diversas modalidades esportivas e por isso é utilizado pelas federações americanas de volei e ginástica.

No Brasil, equipes de basquete, judô e futebol vem utilizando. A idéia é começar usando o básico neste início, visando a preparação para o Sul-Americano de Medellín e com o tempo, creio uns seis meses, conseguir utilizar todas as possibilidades que ele oferece – disse Ricardo Cabral, supervisor-técnico de polo aquático da CBDA. Já o professor Guilherme Tucher, mestre em educação física, e o homem-elo da CBDA com o dartfish afirmou que “ele possibilita inúmeros recursos estatísticos em imagens quadro a quadro como o número de ataques por setor, aproveitamento de jogadas de homem a mais, etc.

 O grupo brasileiro, convocado para os treinamentos para o Sul-Americano e Liga Mundial (esta com início marcado para maio), permanece reunido, mesmo após a escolha dos 13 integrantes que vão para Medellín. Na renovada equipe brasileira, dos 13 escolhidos para a disputa na Colômbia, três foram medalhistas de prata no Pan Rio 2007: Luiz Maurício, Bruno e Gabriel.

Seleção Brasileira nos Jogos Desportivos Sul-Americanos de Medellín/Colômbia

Goleiros = Luiz Maurício Santos / Vinícius Antonelli

Marcadores de centro = Felipe Santos / Gustavo Guimarães (Grummy) / Bernardo Reis

Centros = Gabriel Reis / Bruno Nolasco / Danilo Correa

Atacantes = Jonas Crivella / João Felipe Coelho / Marcelo Franco / Henrique Moniz / Gustavo Coutinho

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado