A seleção brasileira de ginástica artística está em Ghent, na Bélgica, desde o dia 13 deste mês. Nesta segunda-feira, a delegação inicia sua última semana de preparação de olho no Pan-americano do México e o Mundial do Japão, ambos realizados no mês de outubro.
O grupo brasileiro que está em terras belgas é composto por 11 atletas: Adrian Gomes, Bruna Leal, Daniele Hypolito, Ethiene Franco, Gabriela Henrique Soares, Harumy de Freitas, Jade Barbosa, Letícia Costa, Lorrane Oliveira, Mariana Valentin e Priscila Cobello.
“O ritmo de treinamento está ficando cada vez mais forte, e elas precisam umas das outras para dar apoio e força. Essa etapa de preparação aqui na Bélgica também continua marcando a volta da Daiane, o que tem contribuído bastante, já que ela passa para as companheiras toda a experiência que tem”, destacou Ricardo Pereira, um dos treinadores da comissão.
Atletas do Brasil estão desde o dia 13 na Bélgica treinando de olho no Pan-americano e no Mundial, em outubro
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, também falou sobre a importância do tempo de treino deste tipo para a equipe perto de grandes competições. “Esse estágio de treinos é fundamental. Estamos perto da convocação para o Mundial e os Jogos Pan-Americanos e precisamos avaliar todas as ginastas. Acredito que passar esse tempo juntas é uma motivação a mais para as meninas, além de fortalecer a preparação física da equipe e aumentar a união do grupo”, disse.
Após esta semana, quase todas as ginastas retornam ao Brasil. No entanto, três delas, Adrian Gomes, Jade Barbosa e Daiane dos Santos, ficam em Ghent para a disputa de uma etapa da Copa do Mundo, do dia 31 de agosto ao dia 5 de setembro. Os técnicos que as acompanharão serão Ricardo Pereira e Eliseu Burtet Neto.