Uma visita da seleção brasileira de futebol de areia ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha na tarde desta quinta-feira (12) proporcionou um encontro inusitado entre um espectador e autor da obra. Ao saber que estava ao lado do arquiteto do estádio, o goleiro e capitão da seleção, Jenilson Brito Rodrigues, conhecido como “Mão”, pediu mais detalhes sobre a construção da arena.
“Nunca tive a oportunidade de acompanhar a construção de um estádio. Fico imaginando como tudo isto estará na Copa. Com certeza vou pensar ‘caramba, eu estive aqui!’. Onde o senhor buscou inspiração para fazer o projeto?”, questionou o goleiro.
Diante da pergunta, o arquiteto Eduardo de Castro Mello citou a experiência adquirida com o pai, também arquiteto, e falou da responsabilidade que o projeto representa. “Brasília merecia uma obra-prima. Pensei não apenas no aspecto estrutural do estádio, mas em sua funcionalidade. Começamos do zero, com a implosão do antigo Mané Garrincha, e já concluímos quase 60% da obra”, destacou o arquiteto, durante o percurso feito pela comitiva, de ônibus, ao redor do estádio.
A seleção desembarcou hoje em Brasília, onde disputará o Amistoso Internacional de Beach Soccer contra a equipe argentina, no sábado (14) e no domingo (15), em inauguração do campo de futebol de areia do Parque Ecológico de Águas Claras. O evento será aberto ao público.
Apoio ao esporte – Os jogos serão disputados dentro do Amistoso Internacional de Beach Soccer, promovido em parceria com a Confederação Brasileira de Beach Soccer. O duelo entre Brasil e Argentina faz parte das comemorações do 52º aniversário de Brasília e do 9º aniversário de Águas Claras.
Em agradecimento ao apoio do Governo do Distrito Federal, o vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer, Ricardo Fonseca, entregou, em nome da CBBS e da Federação de Beach Soccer do DF, uma placa de homenagem ao secretário de Esporte, Célio René Trindade, que representou o governador Agnelo Queiroz na visita. “Este evento faz parte da política de desenvolvimento da cidade. Começamos a colocar o DF no cenário do esporte em nível mundial. É preciso valorizar o esporte, pois ele promove mudanças. Quanto à seleção brasileira, nada melhor do que recebê-la no Estádio Nacional, que é um cartão de visitas da cidade e no futuro será uma arena multiuso”, enfatizou o secretário.
O amistoso representa, ainda, a inauguração do campo de futebol de areia de Águas Claras, onde serão realizadas escolinhas da modalidade esportiva para crianças e adolescentes carentes, dentro do Programa Águas Claras Sem Drogas, da administração da cidade junto à Federação de Beach Soccer do DF.
O vice-presidente da Confederação Brasileira de Beach Soccer destacou a importância do programa Águas Claras Sem Drogas. “O nosso jogo é apenas a cereja do bolo de um grande projeto que está sendo desenvolvido no DF. A escolinha de futebol de areia vai tirar crianças das drogas e da ociosidade. Quem sabe não sairão daqui alguns dos futuros jogadores da nossa seleção?”, disse Ricardo Fonseca.
Também estiveram presentes à visita o presidente da Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Olair Francisco (PTdoB), e o administrador de Águas Claras, Manoel Carneiro. Ambos foram presenteados com camisas e uma bola autografadas.
Encontro com estudantes – Amanhã (13), o grupo fará um treino para reconhecimento do campo a partir das 17h. Estudantes de escolas públicas de Arniqueiras e Areal sairão em dois ônibus para conhecer os jogadores.
Segurança na Copa – A Polícia Militar do Distrito Federal está aproveitando a ocasião para realizar treinamento com foco nas ações de segurança pública para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014. Além de acompanhar as seleções durante todos os eventos oficiais, a corporação fará o policiamento e monitoramento de toda a área do evento.