Menu
Mais Esportes

Se considerada culpada, Rebeca Gusmão pode ser banida do esporte

Arquivo Geral

06/11/2007 0h00

Não bastasse o afastamento temporário das piscinas até a data de seu julgamento na Federação Internacional de Natação (Fina), Rebeca Gusmão corre o risco de ser banida do esporte caso seja considerada culpada pelo uso de testosterona. Como já possui um outro processo por conta de uso de substâncias dopantes, a atleta poderia ser considerada reincidente no assunto e receber a pena máxima da categoria.

De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Rebeca foi suspensa preventivamente por conta do resultado positivo para testosterona no exame antidoping realizado em 13 de julho deste ano, data da abertura dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. No entanto, há um processo contra a atleta datado de 2006 junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS) pelo mesmo motivo.

Se a Fina desconsiderar a inocência da atleta no consumo ou produção natural do hormônio, o processo da CAS seria levado em consideração, fazendo com que Rebeca se tornasse reincidente no caso. A reincidência em exames antidoping, vale citar, culmina no banimento do esporte.

Se for considerada culpada, Rebeca também perderá todas as medalhas que conquistou no Rio-2007. Primeira nadadora brasileira a conquistar um ouro pan-americano, ela poderia ver os prêmios dourados conseguidos nos 50m e 100m livres serem cassados, bem como a prata dos 4x100m livre e dos 4x100m medley.

< !-- hotwords -- >
< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado