Menu
Mais Esportes

Schumacher lidera ranking de ultrapassagens na temporada 2011 de Fórmula 1

Arquivo Geral

30/12/2011 8h25

O piloto alemão Michael Schumacher, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, liderou o ranking de ultrapassagens na temporada de 2011, com 116 manobras segundo a estatística de sua própria equipe, Mercedes-Benz.

 

Na lista dos dez pilotos que mais deixaram os companheiros para trás não aparece, obviamente, o alemão Sebastian Vettel, bicampeão mundial consecutivo, que largou quaes sempre a partir da (bateu o recorde, com 15 das 19) e só fez ao longo do ano 27 ultrapassagens.

 

O inglês Jenson Button, vice-campeão mundial com a McLaren, e o brasileiro Felipe Massa, sexto no mundial com a equipe Ferrari, são os únicos, entre os dez primeiros do campeonato que figuram entre os dez pilotos com mais ultrapassagens.

 

A frequência no número de “ultrapassagens” durante uma corrida costuma indicar que o piloto tirou, por razões diversas, um rendimento abaixo das expectativas do veículo. Atrás de Schumacher aparece na lista o suíço Sebastien Buemi (Toro Rosso, 114), o japonês Kamui Kobayashi (Sauber, 99), o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso, 94) e o venezuelano Pastor Maldonado (Williams, 91).

 

Em todo o Campeonato Mundial de Fórmula 1 do ano de 2011 ocorreram 1.486 ultrapassagens conforme a apuração da escuderia Mercedes. Dessas, 150 foram contabilizadas na primeira volta e 124 em consequência de acidentes. O relatório quantifica ainda 370 por meio do uso da asa móvel.

 

Com relação aos circuitos, o mais favorável para as mudanças de posição foi o da Turquia (85 ultrapassagens), seguido pelo do Canadá (79) e da China (67). O mais difícil, no entanto, o de Mônaco, com somente 16.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado