O iatista brasileiro Robert Scheidt encerrou o primeiro dia da Copa Brasil de vela na quinta colocação. Em Niterói, o paulista venceu uma regata e ficou em 17º na outra, somando 18 pontos perdidos nesta terça-feira. A liderança na classe Laser é do australiano Matthew Wearn, com apenas três pontos.
“Não larguei bem na primeira regata e não houve tempo para me recuperar. Mas velejei bem melhor na segunda prova, ficando o tempo todo entre os primeiros”, analisou Scheidt, que tem como adversários em Niterói os principais nomes mundiais da modalidade.
Wearn lidera a disputa com três pontos perdidos, seguido pelo australiano Tom Burton e o português Gustamo Lima, ambos com 13, o britânico Nick Thompson, com 14, e Scheidt.
A classe Laser é a com mais atletas em disputa na Copa Brasil – são 46 competidores. O evento serve como aclimatação olímpica para diversos países e será a última seletiva para a formação da equipe nacional para os Jogos do Rio de Janeiro 2016. Ainda estão indefinidos os representantes nas classes 470 masculino e Nacra 17 do time brasileiro.
Robert Scheidt já está confirmado na classe Laser; Fernanda Decnop, na Laser Radial; Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan, na 470 feminina; Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX; Jorge Zarif, na Finn; Patricia Freitas, na RS:X feminina; Ricardo Winicki, o Bimba, na RS:X masculina; e Marco Grael e Gabriel Borges, na 49er.