Menu
Mais Esportes

Scheidt fica em décimo primeiro em estreia no Europeu de Laser

Arquivo Geral

09/06/2014 19h30

O velejador Robert Scheidt estreou com um 11º lugar do Campeonato Europeu de Laser, nesta segunda-feira, em Split, na Croácia. Junto com o brasileiro, que é líder do ranking mundial da classe, o croata Tonci Stipanovic é um dos destaques da competição. No primeiro dia, o anfitrião levou vantagem.

Scheidt começou fazendo um quarto e quinto lugares e fechou o dia na 11ª posição. Já o croata, que venceu o torneio na edição de 2013 com apenas um ponto a mais que o brasileiro, terminou em terceiro lugar. O líder até o momento é o holandês Rutger Van Schaardenburg.

Mesmo não terminando o dia entre os primeiros, Scheidt afirmou estar satisfeito com seu desempenho, principalmente devido às condições climáticas que o atrapalhou: “Foi um dia exaustivo, ficamos muito tempo na água esperando pelo vento, que foi até 15 quilômetros por hora na segunda regata. Tive um desempenho regular, acho que poderia ter sido um pouco melhor, mas com o vento alternando muito, ficou difícil de prever a velejada. Estou satisfeito”.

O Europeu de Laser conta com 132 velejadores em Split, divididos em três grupos, chamados de flotilhas. A flotilha vermelha reuniu nesta segunda-feira os velejadores mais fortes: além de Scheidt e de Stipanovic, os australianos Tom Burton e Mathew Wearn, o alemão Philipp Buhl e o neozelandês Sam Meech estavam na disputa.

Dono de cinco medalhas olímpicas e 14 títulos mundiais, o brasileiro espera cair em uma chave mais tranquila na próxima terça-feira: “Meu grupo era realmente o mais forte, mas a partir de amanhã as flotilhas serão redistribuídas de acordo com os resultados de hoje, e isso deve equilibrar mais as regata”.

A competição tem mais dez largadas previstas, duas por dia, distribuídas entre as fases classificatória e final. Os velejadores poderão descartar os dois piores resultados, um em cada etapa. Scheidt já tem a receita para chegar entre os favoritos na fase decisiva: “O objetivo é largar o melhor possível e me manter entre os cinco primeiros, na primeira fase, para chegar bem às finais”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado