Robert Scheidt e Bruno Prada são campeões do Campeonato Europeu de Primavera da classe Star, disputado em Palma de Mallorca, na Espanha. Os brasileiros chegaram em segundo na única regata desta segunda-feira e, antes mesmo da última prova da competição, já garantiram o título. A conquista é a terceira em 2007 da dupla, que na semana passada faturou o Troféu Princesa Sofia, também com uma regata de antecipação.
“A campanha na Espanha foi sensacional e estou muito feliz. Essa seqüência de títulos, ao contrário do ano passado, quando fizemos vários vices, nos dá muita confiança para o Mundial de Cascais, em Portugal”, afirma Robert Scheidt. Bicampeão olímpico, tri pan-americano e oito vezes campeão mundial da classe Laser, Robert segue com a mão machucada em virtude de um acidente de bicicleta na sexta-feira. “Não disputaremos a regata desta terça. Vamos aproveitar para desmontar o barco e preparar a volta para o Brasil. Além disso, preservo a mão machucada”, emendou.
Com o segundo lugar desta segunda-feira, Robert e Bruno acumulam 17 pontos perdidos e não podem mais ser alcançados por nenhum adversário. Estão empatados em segundo lugar na classificação geral os italianos Diego Negri e Luigi Viale e os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, que brigam pelo vice-campeonato nesta terça.
Robert e Bruno passaram várias horas na água nesta segunda. A primeira regata do dia foi cancelada na segunda perna do percurso por falta de vento. “Estávamos em quinto lugar, com nossos adversários bem distantes. Foi uma pena”, conta Scheidt. Na segunda regata, disputada com ventos fracos, entre sete e dez nós, os brasileiros não largaram bem, mas conseguiram a recuperação até o segundo lugar. A regata foi vencida pelos alemães Robert Stanjek e Carsten Witt.
Em cinco regatas disputadas no Europeu de Primavera, além do segundo lugar desta segunda, Scheidt e Prada obtiveram duas vitórias, um terceiro e um décimo lugares. No Brasil, a dupla conquistou a Semana Pré-Olímpica de Búzios, em março.