Menu
Mais Esportes

Scheidt e Prada preparados para estréia na Aleanha

Arquivo Geral

20/06/2006 0h00

Robert Scheidt e Bruno Prada estão prontos para estrear na Semana de Kiel, um dos quatro mais importantes torneios da Vela mundial, amanhã. Eles participam da classe Star e terão a concorrência dos melhores do mundo. Ao todo, são esperados mais de cinco mil velejadores, que disputarão duas regatas diárias até sábado (24/6). Somente os dez primeiros colocados disputam a Regata da Medalha, no domingo (25/6).

Ainda em fase de adaptação na nova classe, Scheidt se mostra confiante. “Embora a previsão de tempo para a semana não seja das melhores, com ventos muito fracos, estamos bastante animados, sobretudo com nosso barco novo”, afirma o bicampeão olímpico e octa mundial da classe Laser. “Tivemos um treinamento forte e fizemos uma série de ajustes necessários para as condições que encontraremos nas regatas”, contou.

A preparação da dupla brasileira foi puxada. Eles chegaram a uma Alemanha agitada pela Copa do Mundo, mas tiveram pouco tempo para pensar em futebol. Iniciaram, no dia seguinte, treinos em Warnemunde com o polonês Andie Cervyja, técnico de Mateusz Kusznierewicz, atual campeão da Semana de Kiel na classe Star. O pupilo de Cervyja treinaria com a dupla brasileira, mas machucou o pé e cancelou o encontro.

Os treinamentos foram importantes, já que Scheidt e Prada ainda se adaptam ao novo barco, de última geração, adquirido em maio, no estaleiro italiano de Lilia, um dos mais tradicionais da vela mundial. Na estréia do veleiro, na Holland Regata, a dupla ficou em terceiro.

“Depois de Medemblik (Holanda), Robert e eu sentamos para uma série de considerações. Com a ajuda do Andie, fizemos uma regulagem perfeita e o barco está como esperávamos”, conta Bruno Prada, proeiro da dupla patrocinada por Banco do Brasil, Brasil Telecom, Medley, CNA e Varig.

Na segunda-feira, Scheidt e Prada cancelaram o treino por falta de ventos. “Tivemos uma preparação especial e o barco começa a ficar com a nossa cara. Vamos brigar para vencer essa competição”, confessa Scheidt. “O clima aqui na Alemanha é de futebol. E se o vento, ou a falta dele, será um problema, não será apenas nosso. Estamos preparados”, completa o velejador.

A Semana de Kiel é o último grande teste antes do Mundial de Star, marcado para setembro, em San Francisco, Estados Unidos. Scheidt venceu o torneio alemão três vezes, em 1999, 2000 e 2004, sempre na classe Laser. No ano passado, foi terceiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado