Líder do ranking mundial da Federação Internacional de Vela e medalha de prata na Olimpíada de Pequim, a parceria formada pelos brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada voltou à classe Star depois de quase seis meses na liderança do Expert Olympic Garda, disputado na Itália a partir desta terça-feira.
No retorno à categoria, os brasileiros enfrentam a falta de entrosamento e precisam se acostumar com o Mader, o novo barco. Scheidt e Prada terminaram a primeira regata na sexta colocação, com ventos médios, e conseguiram vencer a segunda prova com facilidade.
“A raia foi montada pelos organizadores bem perto da terra, o que proporcionou um belo espetáculo para o público que assistiu da margem da Lago Garda”, comentou Scheidt. “O importante é ajustarmos o barco novo, e olha que tem muita coisa ainda para ser feita. O barco parece que é bom”, completou o proeiro Bruno Prada.
A última competição da dupla na classe Star havia sido a tradicional Royal Thames, em novembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro. De janeiro até domingo passado, Scheidt dedicou-se à vela oceânica, como integrante do sindicato Prada. Na semana passada, comandou o veleiro Luna Rossa, quarto colocado em Porto Fino, também na Itália.
O torneio de Star do Expert Olympic Garda reúne 23 embarcações e estão programadas mais oito regatas até sábado, quando termina a competição italiana. Confira a classificação da disputa realizada na região do Vêneto após as duas primeiras duas regatas:
1- Robert Scheidt e Bruno Prada (BRA) – 7 pontos perdidos (6+1)
2- Diego Negri e Ferdinando Colaninno (ITA) – 7 (4+3)
3- Tom Loefsted e Johan Tillander (SUE) – 8 (1+7)
4- Nicola Celon e Edoardo Natucci (ITA) – 10 (2+8)
5- Silvio Santoni e Fabio Toccoliu (ITA) – 11 (7+4)