Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram nesta quinta-feira o título antecipado da Semana Olímpica Francesa, na classe Star, em Hyères. A dupla encerrou a fase de classificação com 37 pontos perdidos e não poderá mais ser ultrapassada no evento internacional.
A Medal Race, que contará com as dez tripulações mais bem colocadas na classificação, tem pontuação dobrada. Os brasileiros poderiam somar no máximo 20 pontos, chegando a 57, mas os franceses Xavier Rohart e Pierre Alexis Ponsot, que aparecem em segundo, já têm 62 pontos.
O título foi garantido com um décimo e dois quintos lugares nas três regatas disputadas nesta quinta-feira, em um dia de ventos fracos em Hyères. “Foram três regatas de ventos fracos e rondados. Nas duas primeiras, velejamos da forma mais conservadora possível. Na última, em que só os franceses poderiam nos vencer, fizemos uma regata tática e ficamos sempre colados neles”, diz Scheidt.
Na opinião de Prada, qualquer pequeno erro poderia custar muito caro, em função do nível elevado da Star. “Mas conseguimos sair de situações difíceis e nos superar. Ganhar o título antes da Medal Race demonstra que fomos muito constantes esta semana”, comemora o proeiro.