Líderes do ranking mundial de vela da classe star, Robert Scheidt e Bruno Prada estreiam no Troféu Princesa Sofia, em Palma de Mallorca, na próxima segunda-feira (2). O torneio é a segunda das seis etapas da Copa do Mundo de Vela-2012 e faz parte da preparação da dupla para as Olimpíadas de Londres.
Campeões da Copa do Mundo de Vela-2011, os brasileiros ganharam a primeira etapa da competição de 2012. Em Mallorca, Scheidt e Prada preferiram não usar o PStar, barco fabricado nos Estados Unidos com o qual venceram o Mundial, para competir com um italiano, o Follia, possível alternativa para Londres.
“Por aqui, teremos um evento fortíssimo, com todos os competidores olímpicos presentes. Nós estamos tentando acertar a velocidade do barco novo italiano e testando velas novas”, disse Scheidt, que aprova o vento fraco na raia espanhola. “É uma boa condição, pois esse é o nosso ponto fraco, onde temos que melhorar”, explicou.
A classe star será composta por 11 regatas no Troféu Princesa Sofia, com o máximo de três provas por dia e descarte do pior resultado a partir da sexta regata. Após a competição em Palma de Mallorca, que termina no próximo sábado (dia 7 de abril), Scheidt e Prada seguem na Europa em fase final de preparação para a Olimpíada.
A dupla, que não perde uma disputa desde maio de 2011, ainda participará de outras duas etapas da Copa do Mundo de Vela e do Mundial de Hyeres. Para completar, terá dois períodos de treinos em Weymouth, nas mesmas raias que serão utilizadas pela categoria nas Olimpíadas, em julho.