Menu
Mais Esportes

São Bernardo e São Caetano fazem clássico do ABC na Liga de Handebol

Arquivo Geral

11/10/2007 0h00



< !-- hotwords -- >
Quatro jogos dão seqüência à Liga Nacional Masculina de Handebol neste sábado. E o destaque fica por conta do duelo entre Metodista/São Bernardo/Besni e IMES/São Caetano, às 16h, no Ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo do Campo.

Um dos trunfos dos donos da casa é a experiência do armador José Ronaldo do Nascimento, o SB, de 41 anos. Para o atleta, sua visão tática é importante para a equipe. “É um olhar diferente, de quem passou por outros momentos, que pode auxiliar o time”, diz.


O armador de São Bernardo defendeu as cores do Brasil por duas décadas, o que lhe rendeu o apelido de SB (seleção brasileira). Foi a três Olimpíadas (Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Atenas-2004) e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003.

Apesar de seguir atuando, SB já desenha uma nova trilha: é técnico dos times juvenil e júnior de São Bernardo. “Este é o caminho que pretendo seguir quando chegar a hora de deixar as quadras”, disse, sem marcar data. “Será no momento certo”, completou.

Outro veterano em quadra neste sábado será o armador Fausto Steinwandter, de 40 anos, que defenderá o FAE/Blumenau/FMD diante do Itapevi/FAAC/Lovaville/Mira, às16h, no Ginásio CIEF/COHAB, em Itapevi.


“O importante é saber a idade que tem, contribuir com a experiência, mas atuar dentro desse limite”, explicou Fausto, que defendeu a seleção brasileira por dez anos e foi capitão nas Olimpíadas de Atlanta-1996. “A gente dá uns toques para esta molecada. Fala sobre as dificuldades que passamos antes de entrar nesta fase boa do handebol”, acrescentou.


Fausto contribui com a equipe também como responsável pela preparação física dos times masculino e feminino e leciona em duas universidades da cidade, na área de Educação Física. “Tenho uma jornada de trabalho bem corrida, mas o handebol é uma parte da minha vida”, afirmou, já adiantando quando será a aposentadoria. “Vai ser no final desta temporada, mas eles não vão se livrar de mim. Estarei pertinho, cuidando do físico dos atletas de Blumenau”, finalizou.

Mais duas partidas completam a rodada: a Unimed/Maringá encara o Grande Rio/Duque de Caxias, às 16h, em Maringá, enquanto a Unifil/FEL/Sercomtel pega o FME/Campos/Wizard, às 18h, em Londrina. A Liga Nacional Feminina terá um jogo isolado neste sábado, quando Cascavel/FAG pega o Altero/Paquetá/SJRP, às 16h, em casa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado