O título conquistado no Premier de Charleston (EUA), neste domingo, deu à indiana Sania Mirza o primeiro lugar do ranking de duplistas da WTA. Ao lado da suíça Martina Hingis (4ª), Mirza bateu Casey Dellacqua/Darija Jurak por 2 sets a 0, parciais de 6/0 e 6/4, e chegou ao seu 26º título pela associação máxima do tênis feminino.
Com isso, a dupla lidera a corrida por uma vaga nas finais da WTA deste ano, que acontecem do dia 25 de outubro a 1 de novembro. A indiana, ainda em quadra, comemorou muito o feito e ressaltou o sucesso do trabalho com a suiça.
“Quando chegamos aqui, tínhamos uma coisa em mente: tornar-se número 1. E ela (Hingis) realmente me ajudou a chegar lá. Ela me ajudou a passar por alguns momentos difíceis durante a semana, é uma grande pessoa e grande jogadora. Eu e ela também nos tornamos número 1 hoje”, celebrou a tenista, primeira mulher indiana a chegar ao topo do ranking da WTA.
Sania tornou-se profissional em 2003, e desde 2005 tem como prioridade o trabalho em duplas, devido a algumas lesões – já teve 51 parceiras diferentes. Em 2009, ela tornou-se a primeira indiana a vencer um Grand Slam, no Aberto da Austrália.
O país asiático não tem tradição no tênis entre as mulheres. Entre os homens, quem se destaca é a dupla Mahesh Bhupati/Leander Paes, que levaram o nome da Índia às finais dos quatro slams em 1999, e dividiram o topo do ranking naquele ano.