O espanhol Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), negou hoje “categoricamente” ter sugerido a Madri para que não apresentasse sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016, que terão lugar no Rio de Janeiro.
“Me vi surpreendido pelas notícias as quais dizem que eu aconselhei ao prefeito de Madri que não se apresentasse”, disse Samaranch à Agência Efe em Copenhague.
“Posso desmentir categoricamente. Nunca disse isso”, afirmou o ex-presidente do COI em referência a uma informação da agência alemã “DPA”.
“Desde o primeiro momento, fui um a mais da equipe que lutou até o final”, acrescentou.
Madri perdeu a disputa para sediar os Jogos de 2016 para o Rio por 66 votos a 32 na votação final do COI. Chicago e Tóquio foram eliminadas nas duas rodadas iniciais.
“Ter ficado na frente de Chicago e de Tóquio representa um papel notável para Madri”, afirmou Samaranch.
Segundo o ex-presidente do COI e atual presidente de honra da entidade, “a equipe de Madri 2016 não poderia ter feito melhor. Todos fizeram um grande esforço; Madri perdeu muito dignamente”; afirmou.
Samaranch está em Copenhague para o Congresso Olímpico, onde na sexta-feira o atual presidente do COI, o belga Jacques Rogge, deve ser reeleito.