O norte-americano Sam Querrey está a uma vitória do sétimo título de sua carreira, o segundo na grama. Na manhã desta sexta-feira, o 44º colocado do ranking e 12º cabeça de chave na Inglaterra levou um susto e saiu perdendo para o ucraniano Alexandr Dolgopolov (75º), mas se reabilitou e venceu por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 7/5) após 1h50 de partida.
Dolgopolov surpreendeu e ameaçou o serviço do favorito no quinto game. Querrey conseguiu evitar a primeira quebra, mas não teve tanta sorte na segunda e viu o ucraniano abrir e administrar a vantagem, fechando o set em 6/4 após 32 minutos.
O ucraniano voltou a quebrar o saque de Querrey no início da segunda parcial. Na sequência, cada tenista salvou um break point, e no saque seguinte de Dolgopolov, o tenista salvou três break points, mas sofreu a quebra. Desestabilizado, permitiu que o cabeça de chave 12 crescesse na partida e quebrasse seu serviço mais uma vez, abrindo 4/2 no marcador. O norte-americano ditou o ritmo e venceu por 6/3 em 37 minutos.
O terceiro game começou equilibrado. Dolgopolov salvou três break points e ameaçou o saque de Querrey duas vezes, mas o 44º do mundo também salvou os break points. No 11º game, o norte-americano finalmente conseguiu quebrar o saque do ucraniano para fechar em 7/5 e avançar para a grande final. A principal arma do norte-americano na partida foi o saque. Ele acertou 22 aces, cometeu apenas uma dupla falta e sofreu apenas duas quebras em seis oportunidades (33%), além de salvar 70% dos break points.
Querrey vai decidir o título com o uzbeque Denis Istomin, número 92, classificado após a desistência do cipriota Marcos Baghdatis (59º).