Impecável no saque, totalizando 15 aces, Roger Federer não teve uma vitória tranquila, mas fez o necessário para derrotar o russo Dmitry Tursunov, 32º do ranking, e avançar para as oitavas de final de Roland Garros.
O duelo terminou em 3 horas e nove minutos. Federer venceu por 3 sets a 1, com parciais de 7/5, 6/7 (7/9), 6/2 e 6/4. Os dois sets iniciais foram altamente disputados. A primeira quebra do jogo só veio no 12º e último game do primeiro set.
No segundo, Tursunov sofreu, mas conseguiu empatar a partida ao levar ao tie-break e bater Federer apenas no último mini-break. Depois disso, o russo pareceu mais desgastado, chegando a pedir atendimento médico, e ofereceu pouca resistência.
Em um dos games mais longos da partida, Federer iniciou o terceiro set quebrando o saque do adversário, repetindo o feito e fechando a parcial em 6/2. No derradeiro set, ainda com games longos, o suíço repetiu o roteiro e despachou o russo.
O próximo adversário de Roger Federer em Roland Garros será contra Ernests Gulbis, tenista da Letônia, atual número 17 do ranking, que mais cedo derrotou o tcheco Radek Stepanek, número 43 do mundo, por 3 sets a 0.