A nadadora russa Yulia Efimova, de 22 anos, foi suspensa nesta terça-feira pela Federação Internacional de Natação (Fina) por doping. Ela foi flagrada com o uso da substância 7-keto-DHEA, um esteróide anabolizante, em teste realizado no dia 31 de outubro de 2013 e já não vinha competindo desde o início da temporada.
A pena total – que é retroativa – é de 16 meses, fazendo com que Efimova só possa voltar a competir em 28 de fevereiro de 2015. Assim, ela estará de volta a tempo do Mundial de Desportos Aquáticos, a ser realizado em seu país, no próximo ano, na cidade de Kazan.
O gancho poderia ser de até dois anos, mas a Fina avaliou que Efimova não teve a intenção de se beneficiar com o uso da substância e não aplicou a pena máxima.
Graças à punição, Efimova perde o recorde mundial nos 200m peito em piscina curta, obtido após o teste. Além deste recorde, a russa acumula na curta carreira, uma medalha de bronze nos 200m peito em Londres (2012) e dois títulos mundiais, nos 50m e nos 200m peito, em Barcelona (2013).