De olho no pentacampeonato, o Brasil inicia sua participação na Copa do Mundo de futebol de areia nesta sexta-feira, contra o México, às 13h30, pelo grupo C da competição, no Estádio de Espinho, em Portugal. Contra os mexicanos, o retrospecto é impecável: 23 jogos e 23 vitórias. A Seleção Brasileira é tetracampeã invicta de 2006 a 2009.
“Todos esses números ficam do lado de fora. Temos uma partida muito difícil pela frente, contra um adversário que conhecemos bem e que também nos conhece, e é uma estreia, um jogo onde precisamos ter tranquilidade e frieza, porque há uma ansiedade natural. Vencer é fundamental, mas queremos mostrar bom futebol. Treinamos bem. Todo mundo está motivado”, disse Junior Negão, atual técnico do Brasil.
Em Copas do Mundo, este será o quarto confronto entre as duas seleções. O melhor resultado foi na final de 2008, quando o Brasil venceu por 8 a 2, e conquistou o bicampeonato invicto da competição.
Ao todo, são 16 países na disputa: Portugal, Japão, Argentina e Senegal no grupo A, Suíça, Omã, Itália e Costa rica no B, Brasil, México, Espanha e Irã no C, Rússia, Paraguai, Taiti e Madagascar no D.
A Seleção está próxima de uma marca histórica: contra os mexicanos, será a partida oficial de número 498. Os 500 jogos serão alcançados contra a Espanha, na próxima terça-feira, 14 de julho, último da fase de classificação.
Confira a lista de convocados e a tabela de jogos:
Goleiros
Mão (Corinthians-SP) e Cesinha (Vasco da Gama-RJ)
Defensores
Catarino (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Gabriel (Flamengo-RJ), Rafinha (Vasco da Gama-RJ) e Bruno Xavier (Kristall-RUS)
Atacantes
Jorginho (Vasco da Gama-RJ), Bokinha (Vasco da Gama-RJ), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Rodrigo (Botafogo-RJ) e Datinha (Sampaio Corrêa-MA)