O Grande Prêmio da Holanda de MotoGP, realizado no último sábado, terminou de forma polêmica. Satisfeito com a vantagem de 10 pontos em relação ao espanhol Jorge Lorenzo na liderança do campeonato, o italiano Valentino Rossi, ganhador em Assen, justificou sua manobra no final da corrida.
Nos últimos metros da prova holandesa, na tentativa de tomar a liderança de Rossi, o espanhol Marc Marquez chegou a tocar no italiano, que acabou cortando uma chicane. O piloto da Yamaha evitou criticar o rival da Honda, mas tratou de justificar o ocorrido.
“Eu sinceramente não cortei porque quis, mas sim porque ele me mandou para fora. Estava dentro da curva e ele alargou a freada por um metro. Não entendo onde viu espaço para passar, mas com o Marquez é sempre assim, uma luta dura. É importante que, se ele jogar duro, os outros possam responder”, disse Rossi.
Com 163 pontos em oito corridas, o italiano ocupa a primeira colocação do Campeonato Mundial. Jorge Lorenzo, terceiro lugar na Holanda, tem 10 pontos a menos e figura no segundo posto da classificação geral. O italiano Andrea Iannone, 107 pontos, vem logo na sequência.
“Foi muito importante conseguir um final de semana assim: sair daqui com 25 pontos e mais nove sobre o Lorenzo no campeonato. Fui rápido durante todo o Grande Prêmio e era importante terminar assim”, disse o experiente piloto italiano, pole position na Holanda.
O Campeonato Mundial de MotoGP terá mais 10 etapas. O Grande Prêmio da Alemanha, marcado para o dia 12 de julho em Sachsenring, é a próxima parada. Na edição de 2014 da prova, os espanhóis Marc Marquez, Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo ocuparam as três primeiras posições.