O brasileiro Rogério Dutra da Silva está na chave principal de Roland Garros. Na manhã desta sexta-feira, o tenista se classificou ao vencer com facilidade o espanhol Javier Martí por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/2, na última rodada do torneio classificatório em Paris.
Atual 121º colocado no ranking mundial, Rogerinho, 28 anos, se prepara para disputar a chave principal de um Grand Slam pela segunda vez na carreira. No ano passado, ele alcançou a segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos. O brasileiro também tentou entrar em Roland Garros em 2011 e 2007, sem sucesso.
Os também brasileiros Júlio Silva e Thiago Alves também disputaram o torneio classificatório em Paris, mas não conseguiram alcançar a chave principal de Roland Garros. Antes de vencer Martí, Rogerinho ganhou do francês Laurent Rochette e do alemão Dustin Brown.
O primeiro adversário do brasileiro na chave principal ainda não foi definido. Ele pode enfrentar mais um tenista classificado pelo quali, mas também corre risco de encarar alguns cabeças de chave, como o francês Jo-Wilfried Tsonga, o austríaco Jurgen Melzer e o tcheco Radek Stepanek.
Além de Rogério Dutra da Silva, mais dois brasileiros disputarão a chave principal de Roland Garros. Enquanto Thomaz Bellucci estreia diante do sérvio Viktor Troicki, cabeça de chave número 28, João “Feijão” Souza pega o alemão Cedrik-Marcel Stebe na primeira rodada.