
Após as finais do Masters 1000 de Indian Wells deste domingo, o ranking da ATP foi atualizado na madrugada desta segunda-feira e três brasileiros melhoraram suas posições. Thiago Monteiro, João Souza e Rogério Dutra subiram no ranking, enquanto Thomaz Bellucci, André Ghem e Guilherme Clezar perderam posições.
Eliminado precocemente na competição de Indian Wells, o brasileiro melhor colocado, Bellucci, caiu duas posições e agora é o 35º no ranking. Rogerinho Dutra, o segundo mais bem colocado, contudo, subiu dez degraus e volta a ficar perto do top 100 – fato que não acontece desde junho de 2013 – já que agora é o 104ª colocado. O paulista foi vice-campeão do ATP de Santiago no começo de março.
O brasileiro que se deu melhor na atualização foi o jovem Thiago Monteiro, de 22 anos, que subiu 32 posições e chegou à sua melhor marca na carreira, o 204ª lugar.
João Souza, o Feijão, também voltou a melhorar sua marca. Subindo 14 posições, o paulista de Mogi das Cruzes agora é o número 239 do ranking da ATP, ainda longe de sua melhor marca, o 69º lugar que figurou em abril de 2015. Guilherme Clezar, na 187ª colocação, e André Ghem, na 172ª, perderam mais de dez posições na atualização.
O canadense Milos Raonic, que perdeu a final do Masters 1000 de Indians para Novak Djokovic neste domingo, subiu duas posições e agora é o 12º do ranking. Já no top 10, nenhuma mudança aconteceu, com o sérvio na primeira colocação, seguido de Andy Murray, Roger Federer e Stan Wawrinka. Rafael Nadal, Kei Nishikori, Thomaz Berdych, David Ferrer, Jo-Wilfried Tsonga e Richard Gasquet fecham os dez primeiro colocados.
Victoria Azarenka, a bielorussa que venceu Serena Williams na final deste domingo, subiu sete colocações e entrou no top 10 feminino de tênis, chegando ao 8º lugar. Angelique Kerber, da Alemanha, perdeu a segunda colocação para a polonesa Agnieszka Radwanska. Petra Kvitova, agora 7ª, e Roberta Vinci, 9ª, melhoraram suas classificações enquanto a ex-número 1 do ranking, Maria Sharapova – pega no exame anti-doping – caiu para a 11ª colocação.