Após furar o qualificatório de Roland Garros, Rogério Dutra Silva vivia expectativa de repetir o bom desempenho em território francês e garantir um lugar na chave principal de Wimbledon, na Inglaterra. No entanto, o brasileiro sucumbiu diante do norte-americano Tim Smyczek, nesta segunda-feira (18), em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-5) e 6/4, e está fora do Grand Slam inglês.
Atual segundo brasileiro mais bem colocado no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP), Rogerinho, número 113 do mundo, tentava assegurar vaga inédita em Wimbledon e era apontado como sexto cabeça de chave do classificatório. O norte-americano Tim Smyczek, 24 anos, 196º colocado da ATP, também nunca participou da competição no All England Club.
“Foi um jogo duro, ele aproveitou melhor as chances e foi melhor nos momentos decisivos. Agora, é descansar e treinar duro para voltar bem e firme. Tenho uma sequência importante que começa no Panamá e depois os ATPs na Europa. Vou me preparar para chegar bem”, afirmou Rogerinho após o confronto.
Outro brasileiro que caiu no quali inglês foi Júlio Silva. Dono do 157ª melhor posto do ranking internacional, o experiente atleta, 32 anos, foi derrotado pelo finlandês Harri Heliovaara, número 239 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/2 e 6/4, e fracassou pela terceira vez consecutiva na tentativa de obter uma vaga em Wimbledon.
Thiago Alves avança
Ao contrário de seus compatriotas, Thiago Alves, 144º colocado da ATP, segue firme na disputa por uma vaga na chave principal do Grand Slam disputado sobre a superfície de grama. Apesar de encarar um jogo difícil, o brasileiro superou o taiwanês Tsung-Hua Yang por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (8-6), 6/7 (4-7) e 6/4 e assegurou lugar na segunda rodada do quali.
Na fase seguinte, Alves, que já furou o quali de Wimbledon em 2009, mede forças com o vencedor do embate entre o italiano Gianluca Naso, 229º colocado, e o japonês Yuchi Sugita, 185º colocado da ATP.