
Campeão olímpico em Atenas 2004, o brasileiro Rodrigo Pessoa confirmou presença no Concurso de Salto Internacional Indoor, na Hípica Paulista, de 7 a 11 de outubro, torneio que também vale como etapa seletiva para a Final da Copa do Mundo 2016 e classificatório para as Olimpíadas. O cavaleiro está na disputa por uma vaga das cinco vagas (quatro titulares e um reserva) na equipe que vai representar o Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro.
A principal prova da competição é o GP, que acontece no domingo do dia 11 de outubro, valendo pela sétima de oito etapas do Campeonato Brasileiro Senior Top, em que os cavaleiros pontuam no ranking da Federação Equestre Internacional.
No último final de semana, o cavaleiro de 42 anos integrou a equipe nacional que foi campeã no CSIO5*, de Spruce Meadows, no Canadá. Rodrigo Pessoa com Status, Pedro Veniss montando em Quabri de L’Isle, Felipe Amaral com Premiere Carthoes e Eduardo Menezes sobre Quintol conquistaram a medalha de ouro, com 13 pontos perdidos, deixando para trás conjuntos tradicionais, como França, Canadá, Estados Unidos e Suíça.
Além de ser o único cavaleiro brasileiro a ter conquistado um ouro em Olimpíadas, Rodrigo Pessoa é tricampeão consecutivo da Copa do Mundo, em 1998, 1999 e 2000 e campeão do Mundial de 1998, feitos igualmente inéditos para o País.