O Los Angeles Clippers estava a 12 minutos de chegar pela primeira vez na história à final da Conferência Oeste da NBA, porém o peso do tabu falou mais alto e o Houston Rockets fez um ótimo último quarto e venceu, fora de casa, por 119 a 107, na madrugada desta sexta-feira. Com o resultado, o time do Texas empatou a série semifinal em 3 a 3, forçando o sétimo e decisivo jogo, que acontece neste domingo, em Houston.
O vencedor deste duelo vai enfrentar na final do Oeste o Golden State Warriors ou o Memphis Grizzlies, que se enfrentam nesta sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Tennessee. No momento, o time de Oakland lidera a série em 3 a 2.
Após um primeiro tempo equilibrado, em que os mandantes construíram uma pequena diferença de dois pontos (64 a 62), o jogo tomou um rumo bem favorável à equipe californiana. Liderados por Chris Paul e Blake Griffin, os Clippers foram para cima dos Rockets no terceiro quarto e venceram por 28 a 17, abrindo uma vantagem de 13 tentos (92 a 79).
No entanto, mesmo apoiado por sua torcida, o Los Angeles Clippers foi dominado nos últimos 12 minutos, quando o jogo coletivo do Houston Rockets predominou em quadra. James Harden e companhia marcaram nada menos que 40 pontos, ao passo que sofreram apenas 15, virando o placar em pleno Staples Center.
Esta foi a segunda chance que o Los Angeles Clippers teve para liquidar com a semifinal. Na última terça-feira, a franquia da Califórnia vencia a série por 3 a 1, mas acabou derrotada em Houston, por 124 a 103, com brilhante atuação de James Harden.
Após a virada histórica, o pivô Dwight Howard, dos Rockets, revelou que, mesmo com o resultado adverso no fim da partida, a equipe soube se motivar para se manter viva na competição.
“Nos mantivemos dizendo ‘Nós não vamos cair fora’. Continuamos acreditando. Nós nunca vamos desistir um do outro”, disse o pivô, responsável por 20 acertos e incríveis 21 rebotes, 14 deles em sua defesa.
O cestinha da partida foi o armador Chris Paul, com 31 pontos, além de ter contribuído com 11 assistências, configurando o duplo-duplo. Seu companheiro de equipe, Blake Griffin, também teve ótima atuação, com 28 acertos e oito rebotes, sendo sete deles defensivos.
Pelos Rockets, Harden foi o maior pontuador, com 23 tentos. Mostrando ter o coletivo mais eficiente, a franquia texana teve mais quatro jogadores ultrapassando os dois dígitos em pontuação: Trevor Ariza (13), Josh Smith (19), Terrence Jones (16) e Corey Brewer (19).Este último, inclusive, marcou 15 tentos somente no último quarto.
Bicampeão da NBA, O Houston Rockets não chega à decisão do Oeste desde a temporada 1996/1997, quando caiu para o Utah Jazz em uma série de seis confrontos.