Até agora tiveram apenas essa honra a Cidade do México, que recebeu os Jogos em 1968 e o Mundial de 1970, e Munique, na Alemanha, com a Olimpíada em 1972 e a Copa de 1974.
Os Estados Unidos também organizaram o Mundial de 1994 e os Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta, mas a capital do estado da Geórgia não recebeu partidas da maior competição do futebol mundial.
O comitê da candidatura do Rio defendia que a cidade brasileira é “olímpica por natureza” devido à paixão da população local em acompanhar e praticar esporte.
Além das duas competições, a capital fluminense também terá a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares em 2011 e a Copa das Confederações de 2013, embora as cidades de disputa ainda não tenham sido definidas.
A Fifa ainda não confirmou em que estádio será disputada a final da Copa, mas presume-se que a honra caberá ao Maracanã – até como forma de redimir a derrota da seleção para o Uruguai no Mundial de 1950.
O estádio também será palco das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos de 2016, como foi no Pan de 2007. No México, o estádio Azteca viu Carlos Alberto Torres levantar a taça da Copa de 1970 para o Brasil, mas os eventos de dois anos antes foram no Estádio Olímpico Universitário.
Por outro lado, o Estádio Olímpico de Munique recebeu os dois eventos. Em 1972 recebeu os jogos de futebol, o atletismo e a cerimônia de abertura e, dois anos depois, viu a histórica vitória da Alemanha de Franz Beckenbauer e Gerd Müller sobre a Holanda de Johan Cruyff.
No entanto, as provas de atletismo dos Jogos do Rio serão no Engenhão, que já as recebeu no Pan.