Menu
Mais Esportes

Rio passa, mas fica em último nas avaliações

Arquivo Geral

04/06/2008 0h00

Apesar de passar na primeira seleção das candidaturas para os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio de Janeiro foi a cidade com as piores notas no relatório de avaliação apresentado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Nesta quarta-feira, a entidade fez o primeiro corte no grupo mantendo apenas Rio de Janeiro, Tóquio, Chicago e Madri na disputa. Doha, Baku e Praga foram excluídas.


Do quarteto remanescente, a capital japonesa foi a que recebeu as melhores notas com média 8,3. Sede dos Jogos de 1964, Tóquio foi seguida por Madri (8,1) com Chicago e Doha empatados em terceiro com 6,9. O Rio terminou na quarta posição 6,5.


“Estamos muito animados com a avaliação, mas ainda não verificamos tudo e temos muito a analisar para fortalecer nossos pontos fracos e fortalecer ainda mais nossos pontos fortes”, afirmou o presidente do comitê de candidatura japonês, Ichiro Kono, à Reuters.


Apesar do desempenho superior ao da capital fluminense, Doha acabou cortada da lista final. Por suas condições climatológicas, a cidade propôs a realização dos Jogos em outubro, fora do período especificado pelo COI (de 15 de julho a 31 de agosto).


E segundo o representante do Catar, Al Hitimi, a razão principal da exclusão foi o clima. “Catar é uma liderança regional e poderíamos perfeitamente receber (os Jogos de) 2016. Se Deus quiser, o Catar fará isso no futuro”.


O presidente do Comitê Olímpico Internacional (Jacques Rogge) elogiou o nível das propostas de candidatura apresentadas pelas sete cidades postulantes à organização dos Jogos Olímpicos de 2016.


“Todas as candidaturas apresentaram padrão muito elevado. É um tributo à saúde do Movimento Olímpico que o campo esteja tão fortalecido. Parabenizo as cidades candidatas e espero que aquelas cidades que não tiveram sucesso desta vez tenha se beneficiado do processo”.


 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado