Menu
Mais Esportes

Rio de Janeiro oficializa candidatura às Olimpíadas de 2016 com apoio total do Governo

Arquivo Geral

10/09/2007 0h00

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) oficializou na última sexta-feira a postulação da cidade do Rio de Janeiro como candidata à sede dos Jogos Olímpicos de 2016. A documentação enviada ao Comitê Olímpico Internacional (COI) foi composta por três partes: carta de apresentação do COB; carta de inscrição e de garantia assinada pelo prefeito César Maia e pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; e cartas de garantia para a realização dos Jogos assinadas pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral. O prazo determinado pelo COI para a inscrição de candidaturas aos Jogos de 2016 vai até a próxima sexta-feira.


 


Para Nuzman, o apoio das três esferas governamentais é um diferencial da candidatura do Rio de Janeiro. “É importante registrar desde já o apoio, a participação e a garantia dos três níveis de governo em torno deste projeto. Essa união dos governos foi fundamental para o sucesso dos Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos do Rio 2007 e será importantíssima para a candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016”, afirmou.


 


Pelo calendário do processo de candidatura, até o dia 14 de janeiro de 2008 as cidades deverão apresentar as respostas ao questionário e outras garantias exigidas pelo COI. A partir de janeiro, a entidade analisará esses documentos e no período de 3 a 5 de junho de 2008, em Atenas, definirá as cidades que se tornarão candidatas oficiais à sede de 2016. A escolha final está marcada para o dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado