Milhares de pessoas reunidas na praia de Copacabana comemoraram muito a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, anunciada hoje pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
Primeira cidade da América do Sul a sediar o evento em toda a história, o Rio participou da briga pela sede pela terceira vez – nas disputas de 2004 e 2012, não chegou nem à fase final.
A candidatura carioca derrotou Madri na decisão. Chicago saiu surpreendentemente na primeira rodada de votação, e Tóquio deixou a disputa na fase seguinte.
A multidão festejou primeiro a eliminação de americanos e japoneses, mas explodiu de alegria após o anúncio do presidente do COI, o belga Jacques Rogge, anunciou a escolha do Rio, um sonho para a cidade de mais de seis milhões de habitantes.
Assim que Rogge leu o nome do Rio de Janeiro, uma chuva de papel picado caiu sobre a multidão que se abraçava e pulava para comemorar a honra de organizar os Jogos Olímpicos de 2016.
A votação foi acompanhada ao vivo através de um telão em um palco montado especialmente na praia de Copacabana – uma das sedes da disputa.
Um cartaz gigante com a imagem do Cristo Redentor e a frase “Rio loves you” (“O Rio ama você”, em português) foi exibido para as pessoas que se reuniram na praia para uma festa que promete durar todo o fim de semana.
Autoridades municipais e estaduais do Rio de Janeiro deram ponto facultativo nesta sexta aos funcionários públicos para estimulá-los a comparecer em massa em Copacabana, primeiro para fazer força pela candidatura brasileira e depois para celebrar.
As principais atrações da festa que acaba de começar são o cantor Lulu Santos, que se apresentou durante o recesso que houve antes do anúncio da cidade vencedora, a bateria da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro e o grupo de samba Revelação.