Representado por seu superintendente de operações, Carlos Luiz Martins, o comitê da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016 entregou, por volta das 8 horas (horário de Brasília) desta quarta-feira, o dossiê com o projeto para abrigar o evento esportivo mais importante do planeta com um dia de antecedência.
O material, que tem quase meia tonelada, foi recebido por Jacqueline Barret, Chefe do Departamento de Candidaturas do Comitê Olímpico Internacional (COI). A entrega de cem cópias do dossiê é uma exigência do COI para todas as cidades candidatas. Além do Rio, estão no pleito Tóquio, Madrid e Chicago.
O documento, que será a base para a análise técnica de cada projeto, tem 600 páginas divididas em três volumes, contendo informações sobre 17 temas, como transporte, acomodações e meio ambiente. O material inclui textos, manuais técnicos, mapas, projetos arquitetônicos das instalações previstas e tabelas.
“O Dossiê traz todas as garantias exigidas pelo COI e o apoio dos três níveis de governo. Isso mostra a viabilidade da realização dos Jogos Olímpicos de 2016 e os benefícios que o evento trará para a cidade e para o país. Este apoio dos governos nos permitiu ir além de algumas exigências do COI e estamos ansiosos para mostrar nosso projeto ao mundo nos próximos meses”, explicou Martins.
Somente para esta fase da candidatura, o governo federal liberou cerca de 85 milhões de reais. Por exigência do COI, o conteúdo do dossiê só pode ser revelado após a data final para a entrega, 12 de fevereiro. O Comitê Rio 2016 promete dar uma entrevista coletiva nesta sexta-feira para explicar os detalhes do projeto.
Além do superintendente de operações do comitê Rio-2016, dois jovens brasileiros que moram na Suíça participaram da entrega do Dossiê de Candidatura: Júlia Baena de Mesquita, de 15 anos, e Rafael Papini Ribeiro, de 13.
Júlia pratica esgrima e foi campeã de concursos do esporte em Genebra. “Estou muito empolgada por poder fazer a minha parte e apoiar a candidatura do Rio de Janeiro. Também pratico esporte e gostaria de convidar atletas do mundo inteiro para estarem no Rio em 2016 e dividirem valores como paz e amizade”, comentou a menina.
Praticante de futebol, basquete e atletismo, Rafael também está empolgado com a idéia de uma edição dos Jogos Olímpicos do Rio. “É um projeto feito para atletas e para os jovens. E poderei dividir a experiência dos Jogos de 2016 com milhões de amigos no mundo inteiro ao mesmo tempo”, destacou Rafael.
“Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro vão inspirar mais de 65 milhões de jovens no Brasil e mais de 180 milhões em toda a América do Sul. Júlia e Rafael reforçaram este fato ao participaram da entrega do Dossiê”, afirmou o dirigente brasileiro.