Uma reunião marcada para acontecer a partir das 11h (de Brasília) desta quinta-feira no Clube Pinheiros, tradicional agremiação esportiva da cidade de São Paulo, deve oficializar a parceria entre a Liga de Basquete Norte-americana (NBA) e a Liga Nacional de Basquete (LDB), responsável por diversas competições sendo a principal o Novo Basquete Brasil (NBB), ativo no calendário esportivo do País há seis anos.
Os detalhes do projeto conjunto deverão ser apresentados ao longo da coletiva, que reunirá dirigentes tanto da NBA quanto do NBB. Contudo, a ligação da NBA com o Brasil não foi estabelecida só nesta ocasião. A principal liga de basquete do mundo já administra escritórios no Brasil, com sede no Rio de Janeiro, há cerca de três anos.
Nas últimas duas temporadas, inclusive, o NBA Global Games, torneio de pré-temporada organizado pela liga norte-americana, aconteceu na capital fluminense, na Arena da Barra da Tijuca, que pertence ao Flamengo, uma das equipes de maior expressão no basquete nacional.
Em 2014, Cleveland Cavaliers e Miami Heat se enfrentaram em solo tupiniquim e contribuíram para a festança do público carioca. O confronto foi o primeiro jogo de LeBron James na volta aos Cavs, após defender o Miami Heat durante quatro anos.