Uma festa de confraternização no laboratório Armand Frappier adiou a divulgação do resultado da análise da contraprova do exame de doping da nadadora Rebeca Gusmão. A amostra, referente ao teste realizado em 13 de julho, foi aberta na terça-feira e deveria ter sido concluída nesta quinta.
A assessoria de imprensa da atleta informa que os procedimentos foram interrompidos em Montreal por causa da festa na quarta e não há mais certeza de quando serão terminados. Rebeca não está acompanhando a análise. O médico José Blanco Herrera é o representante legal da atleta e permanece no Canadá até a conclusão do processo.
Desde 2 de novembro a nadadora está suspensa preventivamente por determinação da Federação Internacional de Natação (Fina). O exame realizado no dia de abertura dos Jogos Pan-americanos do Rio teve resultado positivo para testosterona.
Este é o segundo doping do qual Rebeca é acusada. Em 2006, outra análise teve resultado igual para a mesma substância. O caso está sendo analisado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), que deve julgá-lo em janeiro.
A nadadora também foi investigada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde Pública (DRCCSP) por suspeita de adulteração de amostra depois que duas das quatro coletadas no Pan apresentaram DNAs diferentes. Mas o inquérito foi encaminhado sem indiciar ninguém ao Ministério Público.