O carro da Williams para a temporada de 2012 da Fórmula 1 irá à pista pela primeira vez nesta quinta-feira (2), guiado pelo piloto finlandês Valtteri Bottas, em Barcelona. O reserva do time será responsável por realizar o shakedown do modelo FW34, teste utilizado para checar os sistemas do bólido antes do início dos treinos de pré-temporada.
Como testes privados são proibidos na Fórmula 1, Bottas deve dar apenas algumas voltas em Barcelona. O carro será oficialmente apresentado na próxima terça-feira, em Jerez de la Frontera, pouco antes do início dos primeiros treinos coletivos da categoria, que ocorrerão entre 7 e 10 de fevereiro.
Para 2012, a Williams terá o venezuelano Pastor Maldonado e o brasileiro Bruno Senna como pilotos titulares durante o Mundial. O sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna ganhou a disputa pela vaga no cockpit com o compatriota Rubens Barrichello, que deixou a F-1 após 19 anos atuando na categoria.
Nos últimos dias, o veterano brasileiro testou o carro da equipe KV da Fórmula Indy, em Sebring, na Flórida, e diz ter aprovado a experiência. Após os treinos, que seriam apenas para ajudar o amigo Tony Kanaan no desenvolvimento do modelo, Barrichello admitiu que pode passar a correr na categoria norte-americana.