Menu
Mais Esportes

Refugiados são realocados para antiga instalação olímpica em Atenas

Arquivo Geral

01/10/2015 16h03

As instalações olímpicas utilizadas em Atenas 2004 estão sendo utilizadas para abrigar refugiados imigrantes na Grécia. Nesta quinta-feira, um grupo de 800 pessoas foi transferido de um acampamento improvisado na praça Victoria, no centro da cidade, para o complexo de Galatsi, palco das competições de tênis de mesa há nove anos. O grupo é composto predominantemente por famílias afegãs e estava no local há cerca de um mês.

De acordo com as autoridades locais, a medida foi tomada devido às reclamações dos vizinhos da região, que pediram o “fim da ocupação da praça” e o “restabelecimento da qualidade de vida”.

“Estamos tentando reduzir a pressão sobre a população local e ao mesmo tempo manter a solidariedade que existiu até agora. Não queremos que os migrantes estejam expostos a posições de extrema-direita ou racistas”, afirmou Yannis Mouzalas, ministro adjunto do Interior, responsável pelos assuntos relacionados à imigração.

Não é a primeira vez que o governo grego utiliza instalações olímpicas abandonadas para abrigar famílias de refugiados. Há um semana, alguns dos imigrantes da praça Victoria foram levados a outros complexos utilizados nas Olimpíadas de Atenas, como Jellinikon, utilizado para o hóquei, e Falero, palco do taekwondo.

Todos os dias, a capital grega recebe milhares de refugiados vindos de diversas ilhas do mar Egeu, como Lesbos, Leros ou Kos, que tentam atravessar a fronteira para seguir para os demais países do norte e oeste da Europa, a fim de fugir dos conflitos locais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado