A temporada 2012 marcou a mais equilibrada dos últimos tempos na Fórmula 1 e disputada até a última etapa, no Grande Prêmio do Brasil. O campeonato exigiu mais da Red Bull para que o alemão Sebastian Vettel terminasse com o tricampeonato e atrasou o cronograma para a temporada 2013.
Ao contrário dos títulos anteriores, quando a Red Bull foi dominante ao longo do ano e conquistou Mundial mais tranquilamente, a última temporada foi marcada por um grande esforço da escuderia para se colocar novamente no topo. As atualizações deram resultado e culminaram com mais um conquista.
O título, no entanto, teve um preço: o atraso no cronograma. Por isso, a Red Bull corre atrás para apresentar seu novo carro a tempo do primeiro teste, dia cinco de fevereiro.
“Tivemos de continuar lutando, o que dificultou a introdução de atualizações e, simultaneamente, o desenvolvimento do carro do próximo ano. Isso comprometeu o cronograma do novo carro mais do que gostaríamos”, afirmou o projetista Adrian Newey ao jornal The Sun. Alguns rumores já afirmam que a equipe ficará de fora do primeiro teste.