Menu
Mais Esportes

Red Bull Air Race chama a atenção do público no Rio de Janeiro

Arquivo Geral

20/04/2007 0h00

Desconhecida para o grande público brasileiro até então, a Red Bull Air Race ganhou os ares do Rio de Janeiro desde o último dia 18, quando foram realizados os primeiros treinos da segunda etapa do Circuito Mundial de Corrida Aérea. Das oito etapas disputadas em 2006, a competição pulou para 12 neste ano, em quatro continentes. O sucesso também pode ser visto pela platéia que acompanha as provas. Em Istambul, na Turquia, mais de um milhão e quinhentas mil pessoas acompanharam a etapa realizada no ano passado.


 


Concebida em 2001, a primeira competição da Red Bull Air Race só foi disputada dois anos depois, em Zeltweg, na Áustria. Na ocasião, seis pilotos riscaram o céu austríaco, em busca do melhor tempo e testando a precisão e habilidade nos ares. De lá para cá, a competição não parou de crescer, com o aumento contínuo do número de pilotos e etapas em cada temporada. “O progresso tem sido espetacular, tanto na parte do público que tem nos acompanhado, como também pela organização”, comentou o piloto espanhol Alejandro Maclean.


 


Na corrida aérea, os pilotos comandam aviões que podem chegar a uma velocidade de 400km/h. As potentes máquinas pesam cerca de 500 quilos, pouco em termos de aviões. O objetivo da competição é percorrer um trajeto previamente definido no menor espaço de tempo. Para isso são colocados gates (portões) no caminho, que indicam a manobra e a maneira como os pilotos devem passar por estes obstáculos.


 


Eles são feitos de material inflável, de forma a garantir a segurança em caso de choque do avião contra eles. Passar em uma altura fora do estabelecido ou tocar em um dos gates representam penalidades no tempo total do percurso de cada piloto.


 


Os 14 competidores inscritos para a temporada estão divididos em sete equipes. Em cada etapa, o vencedor leva seis pontos, enquanto o segundo ganha cinco e assim por diante, sendo que o sexto é o último piloto a ser pontuado, recebendo um ponto pela posição conquistada. Ao final das 12 etapas, o campeão mundial é aquele que somar o maior número de pontos no somatório. O atual detentor do título é o norte-americano Kirby Chambliss, que estreou em 2007 com um quarto lugar nos Emirados Árabes.


 


No Rio de Janeiro, a competição atraiu a atenção da população desde os primeiros treinos. Muitas pessoas trocaram o sofá ou o trabalho pelas areias da praia de Botafogo, de onde puderam acompanhar as acrobacias dos aviões. “Já tinha visto alguns shows de acrobacia pela televisão, mas esta competição é realmente impressionante de se ver aqui de perto. Estes caras fazem coisas difíceis de se acreditar. Valeu a pena ter vindo”, declarou o administrador Rodolfo Costa, que mudou o horário de seu trabalho para poder acompanhar os treinos da tarde desta sexta-feira.


 


Confira o calendário das etapas restantes do Red Bull Air Race:


 


11 e 12 de maio – Monument Valley (Estados Unidos)


01 e 02 de junho – Istambul (Turquia)


22 e 23 de junho – Barcelona (Espanha)


13 e 14 de julho – Interlaken (Suiça)


28 e 29 de julho – Reino Unido (Local a ser definido)


19 e 20 de agosto – Budapeste (Hungria)


31 de agosto e 01º de setembro – Porto (Portugal)


21 e 22 de setembro – San Diego (Estados Unidos)


12 e 13 de outubro – Acapulco (México)


02 e 04 de novembro – Perth (Austrália)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado