Devido a uma lesão na panturrilha, o brasileiro Tiago Splitter só atuou em uma partida nesta temporada: na vitória do San Antonio Spurs sobre o Atlanta Hawks por 94 a 92, no dia 5 de dezembro, quando fez cinco pontos e pegou quatro rebotes em dez minutos jogados. Mas o martírio do pivõ acabou. Splitter está curado de uma lesão na panturrilha e vai voltar às quadras na quarta-feira, quando os Spurs recebem o New York Knicks no AT&T Center.
Tiago está sofrendo de uma contratura na panturrilha direita desde a pré-temporada e chegou a pensar que as dores fossem causadas por uma inflamação em um nervo das costas, mas a possibilidade já foi descartada. O técnico dos atuais campeões da NBA, Gregg Popovich, afirmou que ele deve se cuidar e retornar atuando por “minutos muito limitados”.
Boris Diaw e Aron Baynes ocupam a vaga do catarinense na rotação, e embora a campanha dos Spurs esteja boa – estão em quinto lugar na Conferência Oeste, somando 15 vitórias e cinco derrotas –, a volta do atleta é fundamental para a briga por mais um troféu.
“Tiago defende bem, pega rebotes e pode pontuar com eficiência. Ele é uma grande parte do que fizemos no último ano”, afirmou Kawhi Leonard.
Splitter é o primeiro – e por ora, único – brasileiro campeão da NBA. O pivô está indo para sua quinta temporada na liga, onde já disputou 260 jogos com a camisa dos Spurs, sendo 59 deles na temporada 2013-14, quando ele teve médias de 8.2 pontos e 6.2 rebotes por partida e aproveitamento de 52% dos arremessos de quadra.
Antes do duelo com os Knicks e o retorno do brasileiro, os Spurs ainda terão um compromisso: na noite desta quarta-feira, a franquia texana visita o Utah Jazz, 13º colocado do Oeste com cinco vitórias e 16 derrotas. Além de Splitter, Popovich não terá à disposição Tony Parker e Patty Mills, ambos lesionados.