Menu
Mais Esportes

Rebeca Gusmão é suspensa preventivamente por doping

Arquivo Geral

05/11/2007 0h00

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) informou nesta segunda-feira que recebeu um comunicado da Federação Internacional de Natação (Fina) em que a atleta brasileira Rebeca Gusmão é suspensa preventivamente por ter testado positivo para testosterona no dia 13 de julho de 2007, data da abertura dos Jogos Pan-americanos.

Com isto, a nadadora só poderá voltar a competir quando for tomada a decisão final do Painel de Doping da Fina, em data ainda a ser definida. De acordo com a entidade internacional, a testosterona encontrada no corpo da atleta teve origem exógena, ou seja, foi consumida pela representante nacional.

A CBDA acolheu a decisão da Fina e excluiu Rebeca da equipe brasileira que viajou para a quarta etapa do Circuito da Copa do Mundo de Natação, em Moscou, na Rússia. Além disto, os dirigentes brasileiros informam que ouvirão Gusmão ainda nesta segunda.

Primeira nadadora brasileira a ser campeã de uma prova na história dos Jogos Pan-americanos, Rebeca já adiantou que irá solicitar o exame da amostra B, conforme lhe dá direito o regulamento da Fina. Vale lembrar que, de acordo com Eduardo de Rose, médico responsável pelo controle antidoping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), existe a possibilidade de o corpo feminino produzir naturalmente um nível anormal de testosterona.

No Rio 2007, a brasileira ganhou duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Durante a realização do Troféu José Finkel, em setembro, a atleta desmaiou após a disputa dos 50m livres por conta de um sanduíche estragado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado