Nesta segunda-feira (23), Kimi Raikkonen voltou ao volante de um carro de Fórmula 1 pela primeira vez desde o final de 2009, quando disputou sua última temporada na categoria. Em busca de sua readaptação, a Lotus programou dois dias de treino em Valência, na Espanha, no circuito Ricardo Tormo. Sua estreia com o carro da equipe de 2012 será em Jerez de La Frontera, no início do próximo mês.
O campeão mundial pela Ferrari em 2007 chegou à pista com um Renault R30, preto e dourado, com pneus da Pirelli. Este carro foi usado na temporada de 2010.
O termo de restrição de testes da Fórmula 1 impossibilita as equipes de levarem suas máquinas atuais para realizarem testes não oficiais. No entanto, os carros de dois anos atrás estão livres de tais restrições, já que estão equipados com outro tipo de pneu, diferente dos usados nos GPs.
O finlandês terá o suíço Romain Grosjean como companheiro de equipe na Lotus, ex-Renault. Ele foi anunciado como primeiro piloto, após descartarem a possibilidade de contratar o polonês Robert Kubica por não ter condições físicas para voltar à categoria.
Raikkonen assumiu em dezembro, no site da Lotus, que o maior obstáculo que ele enfrentará no retorno à F-1 será se acostumar de novo aos pneus. “Eu não acho que perdi a velocidade. Ficar em cima dos pneus será o mais difícil, mas eu realmente não estou preocupado”.