O finlandês Kimi Raikkonen mais uma vez teve desempenho decepcionante no treino classificatório da Fórmula 1. Neste sábado, ele foi eliminado ainda na primeira fase da tomada de tempos para o Grande Prêmio da Áustria da categoria, com o 18º tempo da sessão, 1min12s867.
O treino em Spielberg começou com a pista ainda úmida em alguns trechos por causa da chuva que atingiu o circuito durante o terceiro treino livre, na manhã deste sábado. Por isso, os pilotos deixaram os boxes com pneus intermediários em seus carros. Como havia possibilidade de nova precipitação, o fizeram já nos primeiros minutos de atividade.
Com a melhora progressiva da pista, os pneus para asfalto seco começaram a ser mais efetivos e os tempos despencaram rapidamente. Assim, a definição dos eliminados na primeira fase do treino ficou para os últimos segundos da atividade. Raikkonen não conseguiu melhorar sua volta e acabou eliminado.
Apesar de ter ficado com o 18º tempo do Q1, Raikkonen deve largar, ao menos, na 16ª colocação. Tanto Jenson Button quanto Fernando Alonso têm que perder 25 posições como punição pela troca de diversas partes da unidade de potência sua McLaren e dividirão a última fila. Como a pena é maior do que o número de carros no grid, os dois ainda precisarão cumprir passagens pelos boxes na prova. Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat também perderão dez postos, o que pode beneficiar o finlandês da Ferrari.
Além de Raikkonen, foram eliminados no Q1 o mexicano Sergio Pérez, da Force India, o britânico Jenson Button, da McLaren, e o britânico Will Stevens e o espanhol Roberto Merhi, ambos da Manor Marussia.