A seleção brasileira de judô comprovou o ótimo status no continente americano e garantiu pelo menos uma vaga na final do torneio de judô. Rafael Silva, da categoria acima de 100kg, venceu a semifinal e garantiu, no mínimo, a prata. Maria Suellen Altheman, que também foi à semi, perdeu e caiu para a repescagem, onde brigará por uma medalha de bronze. Luciano Correa, da categoria até 100kg, também venceu na semi e disputará a final.
O primeiro a garantir vaga na semi foi Rafael, que ingressou direto nas quartas de final e passou pelo norte-americano Anthony James Turner Jr. ao vencer por um yuko e garantir sua passagem à semifinal. Depois, ele enfrentou o mexicano Ramon Enrique Flores, e enfrentou a falta de combatividade do adversário para passar à final por ippon provocado por quatro punições ao adversário.
A mesma situação se repetiu com Maria Suelen (acima de 78kg), que também estreou nas quartas, e com um yuko – pontuação mínima – venceu a venezuelana Giovanna Blanco, garantindo vaga na semifinal. Na próxima luta, ela enfrentou Melissa Mojica, de Porto Rico, e perdeu por imobilização logo no começo da luta. Com o resultado, ela brigará pelo bronze na repescagem.
O caminho mais difícil foi de Luciano Correa, da categoria até 100kg. Ele ingressou nas oitavas de final, onde passou pelo portorriquenho Carlos Santiago por um ippon provocado por quatro punições ao rival, por falta de combatividade. Nas quartas, ele enfrentou o norte-americano Kyle Vashkulat, e também por ippon, passou à semifinal, onde enfrentou outro mexicano, Sergio Garcia, venceu por um novo ippon e se garantiu na briga pelo ouro.
As medalhas das três categorias serão decididas ainda nesta quarta-feira. O Brasil tem pelo menos duas pratas garantidas nas finais de Rafael e Luciano, e ainda briga por um bronze com Maria Suelen.