O piloto Fernando Alonso disse nesta quinta-feira (6), no circuito de Suzuka, onde, no próximo domingo (9), será disputado o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, que prefere “ganhar uma corrida a terminar em segundo ou terceiro no Mundial”.
“Prefiro ganhar uma corrida, já que ninguém se lembra de quem acaba em segundo ou terceiro. Quando ganho uma corrida vivo um domingo especial, e é um prêmio melhor do que qualquer posição que não seja a primeira no final do campeonato”, declarou o bicampeão mundial. Sem possibilidades de obter o título, que só pode ser conquistado por Sebastian Vettel ou Jenson Button, Alonso tentará encontrar motivação suficiente para terminar o Mundial com algumas vitórias a mais em seu currículo.
“Quando a chance de vencer o Mundial está descartada matematicamente, é complicado lutar pelos segundo, terceiro ou quarto lugares, porque ninguém se lembrará disso no futuro. Mas é algo que tem que ser feito nessas corridas”, disse Alonso.
“É preciso levar em conta também o Mundial de construtores, que também está difícil, mas se as duas McLaren não completarem uma corrida e tivermos a chance de tirar um pouco a diferença, abriria uma possibilidade”, acrescentou.
Sobre a polêmica entre seu companheiro Felipe Massa e Lewis Hamilton por seus incidentes na última corrida, Alonso afirmou que “há alguns com tendência a participar mais de acidentes do que outros”.
Segundo o espanhol, o tempo dirá se Sebatian Vettel entrará ou não na galeria dos melhores do automobilismo.
“Ele vai vencer dois Mundiais com 24 anos e tem tempo para ganhar mais. Não se ganha por acaso, e com certeza ele pode se tornar um grande nome. Por enquanto já tem história pelos títulos, poles e vitórias. No entanto, as pessoas admiram mais alguns pilotos do que outros. Senna é mais lembrado do que Prost e Schumacher, mesmo tendo menos títulos. Vamos ver o que acontece com Vettel”, concluiu.