Rafael Nadal não lidera o ranking do ATP desde julho de 2014, quando foi desbancado pelo sérvio Novak Djokovic – ainda considerado o melhor tenista do planeta. Prestes a iniciar 2016, o espanhol promete trabalhar duro para retomar o posto.
“Eu não sei se vou conseguir voltar a ser o número um do mundo. Estou trabalhando duro para criar oportunidades e competir nos melhores torneios, então estou trabalhando duro para que esse sonho volte a se realizar”, revelou o tenista.
Aos 29 anos, o atleta coleciona 14 títulos do Grand Slam e aparece na quinta posição do ranking mundial do ATP. No último dia 21 de novembro, Nadal foi derrotado por Djokovic por 2 sets a 0 na semifinal do ATP Finals de Londres.
“Tenho me esforçado para melhorar muitas coisas na minha carreira e estou trabalhando duro para ser um atleta melhor. E se eu for um atleta melhor, é claro que terei a chance de jogar por mais tempo”, ponderou.
Apesar de demonstrar confiança e motivação, Nadal não abandona a autocrítica sobre seu desempenho na última temporada. “Eu acho que é óbvio que eu não tive a melhor temporada possível, mas eu sou o número cinco do mundo. Então não é um desastre”, pontuou.