Quatro velocistas brasileiros vão brigar por uma vaga para competir com o homem mais rápido do mundo, o jamaicano Usain Bolt, no Desafio Mano a Mano, na prova dos 100m, que acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, na Praia do Leme, no Rio de Janeiro. São eles: Aldemir da Silva Júnior, José Carlos Gomes Moreira, Jefferson Liberato Lucindo e Jorge Henrique da Costa Vides.
A eliminatória entre eles será no dia 16. O inglês Mark Lewis-Francis e o americano Wallace Spearmon também correrão no evento.
O duelo dos brasileiros será entre experiência e juventude, já que José Carlos, de 30 anos, e Aldemir, com apenas 22, já disputaram uma Olimpíada, enquanto Jefferson, com 23, e Jorge Henrique, com 21, sonham em participar dos seus primeiros Jogos Olímpicos. Mais velho entre os participantes, José Carlos Moreira conquistou o quarto lugar no revezamento 4x100m com a equipe do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, mesma prova disputada por Aldemir da Silva Junior, em Londres 2012.
No feminino, Ana Cláudia Lemos, Evelyn Santos, Franciela Krasucki e Rosângela Santos disputarão uma vaga para correr contra a supercampeã olímpica e mundial, a norte-americana Carmelita Jeter. A jamaicana Schillonie Calvert e a americana Cleo Vanburen também participam da prova.
As participantes brasileiras se conhecem muito bem por estarem juntas na equipe do Brasil no revezamento 4x100m que bateu o recorde sul-americano no Mundial de Atletismo de 2013, realizado em Moscou. Além disso, Ana Cláudia, Franciela e Rosângela foram medalha de ouro na mesma prova no Pan-Americano de Guadalajara, em 2011.
A arena do Mano a Mano será montada nas areias do Leme. As grandes novidades para este ano são a distância, que passa de 150m para 100m e a presença de grandes nomes internacionais também na disputa feminina.