Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
As ruas de Brasília recebem hoje uma das corridas mais divertidas do calendário regional: o Desafio das Torcidas. A prova está em sua segunda edição e é conhecida por misturar dois esportes: o atletismo e o futebol.
Para este ano, estão previstos 1.600 corredores (entre inscritos e participantes da pipoca). A largada está marcada para as 9h, em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, próximo ao painel de contagem para a Copa do Mundo.
A ideia do desafio surgiu quando o organizador da prova, Leandro Naves, fez uma especialização em Marketing e Gestão Esportiva em Barcelona, na Espanha, em 2008. “O curso englobava várias modalidades esportivas e suas particularidades. E um dos exercícios era a vinculação entre dois esportes para promocionar uma marca ou ideia”, explicou. Segundo Leandro, o objetivo do desafio é unir duas paixões dos brasileiros. “O futebol é o esporte preferido pela maioria absoluta da população. Já a corrida de rua é um dos esportes mais praticados no País”, afirmou.
Mas, além de unir paixões, o Desafio das Torcidas traz outros benefícios para o esporte. “A prova mostrou-se também como um grande divulgador da paz entre as torcidas. No ano passado, tivemos torcedores rivais abraçados no palco para fotos”, contou.
A definição do time do coração foi feita durante as inscrições dos competidores. Além de competir pelo seu desempenho pessoal, o atleta contribui para a classificação de sua equipe na competição. Os times com mais de 25 atletas estarão na Primeira Divisão. Já os com menos participantes devem competir na Segunda Divisão do desafio. Os cem primeiros colocados do time campeão ganharão uma camiseta especial.
Rivalidade entre amigos
“O legal da prova é que os nossos amigos de corrida são nossos rivais. Passamos a torcer para pessoas desconhecidas, que nunca vimos. Tudo em prol de nosso time do coração”, conta o torcedor do Fluminense Waldir Lima. Ele vai correr contra seu filho, Thiago Lima, são-paulino, e seu melhor amigo, Ruiter Roberto, flamenguista.