Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
Faltam poucos dias para uma das corridas mais tradicionais do Brasil. No dia 31, milhares de atletas vão se reunir na Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, para dar adeus a 2011 da maneira que mais gostam: correndo. A largada está prevista para as 15h.
Mais de 500 atletas de Brasília já estão confirmados. E mesmo com o período de fim de ano, o Parque da Cidade está lotado de fundistas, que estão treinando para a prova. Entre eles, o grupo do atleta Bruno Nascimento, que prepara corredores de todas as idades para a competição. “Nós participamos todos os anos da São Silvestre. Já perdi a conta de quantas foram. Esta é uma das corridas mais importantes do País, e aproveitamos para confraternizar com outros corredores”, disse Bruno.
Para os pupilos do treinador, a São Silvestre é muito mais que uma corrida, é a oportunidade de começar o novo ano de uma maneira diferente. “É uma festa. Nós participamos de diversas provas durante o ano. Agora esta prova, mais do que as outras, é momento de fazer um balanço do ano e aproveitar para fazer planos para o futuro”, conta o atleta Mauro Moura, que participará pela primeira vez da prova.
Para a São Silvestre, o grupo tem feito apenas treinos leves. “Não pegamos muito pesado. Para participar em uma competição dessas, é preciso apenas quatro meses de treino. Correr em São Paulo é sempre bom para os atletas de Brasília, principalmente por conta da altitude. Quando ela diminui, a resistência é menor, logo o desempenho é melhor”, diz o atleta. “Os nossos atletas já estão preparados para concluir a prova. A mudança no percurso pode trazer benefícios ”, diz Bruno.