Nesta quinta-feira, dia 9 de julho, estará de volta uma das mais tradicionais competições do calendário do ciclismo nacional. Trata-se da Prova Ciclística 9 de Julho, em sua 69ª edição, percorrendo novamente, após seis anos, as ruas e avenidas da capital paulista. A largada será as 7h45 (de Brasília), na Avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club, no Morumbi, local também da chegada, reunindo cerca de 400 atletas e alguns dos melhores do país, no masculino e feminino. O evento valerá pontos para o ranking nacional, nas categorias elite e sub-23, e faz parte das comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932.
Os participantes terão pela frente o desafio de um circuito com duas voltas, sendo a primeira de 28,3 km e a segunda de 25,3 km, ambos bastante técnicos e competitivos. A elite masculina dará duas voltas (53,6km), ficando os demais competidores com apenas uma volta a ser cumprida, de 28,3 km. O percurso é conhecido, pois é utilizado também na Maratona Internacional de São Paulo, passando pela Cidade Universitária, Ponte Cidade Jardim, Avenida Juscelino Kubitschek, Avenida República do Líbano, Avenida Pedro Álvares Cabral, entre outras.
Entre as equipes inscritas estão forças do ciclismo brasileiro como Clube Dataro, Equipe UFF, Green/Piracicaba, Associação Radical, Carrefour Funvic Soul, Equipe de Taubaté, São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, ACC/ SEL- Cordeirópolis, Associação Jundiaí, Associação Atlética Desportiva, ADF Guarulhos, AD Indaiatuba, Clube Maringaense, Osasco, Memorial/Santos, Clube Fernandes e Velo/Seme, entre outras que farão o show de técnica e garra no dia 9.
Já com relação aos destaques confirmados para brigar pela vitória, a edição deste ano contará com vários campeões em edições passadas. São eles o argentino Francisco Chamorro, campeão em 2010, o cubano Michel Fernandes, vencedor em 2008, as brasileiras Camila Coelho, ganhadora em 2008, Luciene Ferreira, primeira em 2007, e Janildes Fernandes, tricampeã do evento – 1999/2000/2001.
Em 2011, a equipe Funvic/Marcondes César, de Pindamonhangaba, São Paulo, dominou a prova na Elite e faturou o topo do pódio no masculino e no feminino. Na prova masculina Roberto Pinheiro da Silva (Funvic/Marcondes César/Pindamonhangaba) impôs ritmo forte e no sprint faturou a vitória, ao completar as 16 voltas em 1h34min27s.