Menu
Mais Esportes

Promessa de equilíbrio nas quartas da Superliga Masculina

Arquivo Geral

07/04/2010 18h31

Um duelo mineiro com promessa de equilíbrio. Esse é o panorama do playoff entre Sada/Cruzeiro (MG) e Vivo/Minas (MG), válido pelas quartas-de-final da Superliga Masculina de vôlei 2009/2010. O primeiro confronto entre as equipes na luta para chegar às semifinais será disputado nesta quinta-feira (08), a partir das 19h30, no ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG).

O segundo jogo do duelo está previsto para o próximo domingo (11). A partida será na Arena Vivo, casa do Vivo/Minas, a partir das 20 horas, em Belo Horizonte. Se houver necessidade, o terceiro desafio será novamente em Itabira, na terça-feira (13), no ginásio Poliesportivo, a partir das 18h30.

Enquanto o Vivo/Minas participou de todas as edições da Superliga e é o maior campeão da história da competição com quatro títulos, o Sada Cruzeiro disputa pela quarta vez o campeonato e ainda busca o título inédito. A melhor colocação do Sada/Cruzeiro foi na temporada passada, quando terminou com a medalha de bronze.

Na fase classificatória, o Cruzeiro ficou na segunda colocação, com 27 vitórias e cinco derrotas, atrás apenas da Cimed/Malwee (SC), líder e atual campeã da competição. Já o Vivo/Minas não teve o desempenho esperado e conseguiu a classificação para as quartas-de-final nas últimas rodadas, terminando em sétimo lugar. Durante a fase classificatória, o time ainda trocou de comando. Saiu Marcos Miranda e entrou Douglas Chiarotti.

A equipe que passar por este duelo enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre Montes Claros/Funadem (MG) e Brasil Vôlei Clube (SP). Os outros dois playoffs das quartas-de-final são: Cimed/Malwee (SC) x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC (RS) e Sesi-SP x Pinheiros/Sky (SP).

Equilíbrio no histórico de confrontos – Durante as últimas quatro Superligas, Sada/Cruzeiro e Vivo/Minas duelaram 11 vezes. Melhor para o Vivo/Minas, que venceu seis vezes e perdeu as outras cinco. E o fato de jogar em casa também faz a diferença no histórico. O Cruzeiro ganhou três dos cinco jogos que sediou, enquanto o Vivo/Minas levou a melhor em quatro dos seis duelos diante de sua torcida.

 

O time do Sada Cruzeiro contará com a força do ataque, o melhor da competição na fase classificatória (38,98% de eficiência). Individualmente, o Cruzeiro tem dois destaques nas estatísticas oficiais. O meio-de-rede Douglas Cordeiro lidera no bloqueio, com 23,94% de aproveitamento. O outro jogador que tem bom desempenho é o oposto Wallace. O atacante é o segundo maior pontuador com 510 acertos – 439 de ataque, 48 de bloqueio e 23 de saque. No ataque, Wallace é o quinto colocado (34,26%).

Vivo/Minas conta com experiência de campeões olímpicos – Com três medalhistas de ouro olímpicos no elenco, o Vivo/Minas quer usar sua experiência para superar o Sada Cruzeiro. O time, vice-campeão da última Superliga, tem no elenco o oposto André Nascimento e o central André Heller (os dois campeões em Atenas/2004), e o norte-americano Salmon (campeão em Pequim/2008).

O canhoto André Nascimento é o destaque da equipe nas estatísticas. Canha, como é conhecido, está na segunda colocação do ranking de saque, com 11,51% de eficiência. Outro jogador que aparece entre os 10 mais bem posicionados é o central Henrique. O meio-de-rede está na oitava colocação do bloqueio, com 20,06% de eficiência, e na nona posição no saque (6,85%).

Por equipes, o melhor desempenho do Vivo/Minas é no ataque, onde está na quarta colocação, com 35,54% de aproveitamento. No bloqueio, o time está na nona colocação, com 19,23%, e no saque, na sexta (4,87%).

Confira a tabela do confronto, na série melhor de três das quartas de final:

PRIMEIRA RODADA
07/04, quarta-feira
19h00 – Sesi-SP x Pinheiros/Sky – Ginásio Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)
19h00 – Montes Claros/Funadem x Brasil Vôlei Clube – Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
20h00 – Cimed/Malwee x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC – Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)
08/04, quinta-feira
19h30 – Sada/Cruzeiro x Vivo/Minas – Ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG)

SEGUNDA RODADA
10/04, sábado
13h15 – Brasil Vôlei Clube x Montes Claros/Funadem – Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)
15h00 – Pinheiros/Sky x Sesi-SP – Ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo (SP)
11/04, domingo
12h00 – Fátima/Medquímica/UCS/SPFC x Cimed/Malwee – Ginásio Poliesportivo, em Caxias do Sul (RS)
20h00 – Vivo/Minas x Sada/Cruzeiro – Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG)

TERCEIRA RODADA (se necessária)
13/04, terça-feira
18h30 – Montes Claros/Funadem x Brasil Vôlei Clube – Ginásio Tancredo Neves, em Montes Claros (MG)
18h30 – Sada/Cruzeiro x Vivo/Minas – Ginásio Poliesportivo, em Itabira (MG)
20h30 – Cimed/Malwee x Fátima/Medquímica/UCS/SPFC – Ginásio Capoeirão, em Florianópolis (SC)
20h30 – Sesi-SP x Pinheiros/Sky – Ginásio Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo (SP)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado